Vem com a gente e conheça a estampa TIE DYE:

TIE DYE IS BACK, BABY: MEET THE POWER PRINT!

Ok, você pode até torcer o nariz quando ouve falar na estampa tie dye, mas esqueça tudo o que você já ouviu ou viu (a gente te mostra o porquê!) sobre esse print e se joga com a gente na #trendy mais cool da temporada de verão!

 

Mas antes, vamos voltar nas décadas de 60 e 70: você sabia que o tie dye foi um dos grandes símbolos do movimento hippie daquela época? Pois é, essa técnica totalmente handmade, ou seja, feita à mão, na verdade foi criada – pelo menos, o que se sabe, é de seu primeiro registro –, no século 8 no Japão, com o nome de Shibori, que era uma técnica de tingimento onde várias partes de tecidos eram isoladas de um pigmento especifico para criar formas e grafismos. Já na Índia, uma outra técnica – de renome Bandhani – era bastante comum, onde pequenos nós eram dados em tecidos para criar o mesmo efeito visual semelhante ao tie dye.

 

De volta para os anos 60, a técnica ganhou força, mais especificamente nos Estados Unidos, onde virou POP e se espalhou para o globo todo: no movimento hippie da época e toda a sua sub e contracultura, protestos anti-guerra e a política do “Peace & Love, baby!”, o espírito de rebeldia do povo e os desejos de liberdade também deram espaços surgindo através de suas roupas, onde a famosa estampa tie dye passou a se fazer sentido, seja pelo desejo consciente ou inconscientemente por itens exclusivos já que essas pessoas eram únicas, e/ou por esse anseio de liberdade e da luta social por direitos iguais. Porém, foi nos anos 70 que o print foi cada vez mais, se afastando da sua simbologia político-social para entrar no universo da moda.

 

Impossível esquecer musicalmente de Janis Joplin e de seu estilo que deu start nos anos 60. Jimi Hendrix foi outro grande artista que sacudiu o estilo nos anos 70.

 

Depois de um salto, vamos para os anos 90, onde o tie dye neon & super color, migrou para as areias de praias no mundo, o universo dos surfistas e toda a cultura teen suburbana.

 

 

Hoje o tie dye volta repaginado: mais moderno, com novos desenhos e cores para acompanhar a nossa era digital que transborda informação & update a cada segundo!

 

Desde 2018 já vemos a estampa nas passarelas das principais semanas de moda do mundo. Da moderna Prada à sustentável & cool Stella McCartney, são diversas brands que já aderiram a #trendy que veio pra ficar:  a proposta incrível do denim fresh da Proenza Schouler, a casualidade fantástica, chique e irreverente de Virgil na sua Off-White, entre outras. São estilos e opções para todas as mulheres!

 

Em tempos onde o mundo está parecendo mais uma fábrica de clones de personas e gostos, a tendência do tie dye tá aqui para te mostrar e provar que ser único e exclusivo é essencial; e com aquela sensação de esperança de que a chegada de momentos e eras boas estão para surgir!

 

Vem com a gente smrt grrrl! Vamos traduzir tudo isso para roupa de agora, sem complicação, grito e histeria! 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FOTO/ legenda:
1: Jimi Hendrix em show;
2: Janis Joplin no festival de música Woodstock nos anos 60;
3: Editorial de moda da Vogue Britânica do mês de março deste ano com as tendências da temporada, entre as fotos, o mais aclamado: o melhor do tie dye das principais brands do globo com destaque para os produtos da Prada;
4 ao 7:
Street style print power;
8:
Desfile da coleção de verão 19/20 da Stela McCartney;
9:
Apresentação do Pre-Fall 19 da Proenza Schouler;
10:
Resort 2020 da OFF-White;
11:
Desfile da coleção de verão 19/20 da Prada;
12:
Apresentação da coleção Resort 2020 da Stela McCartney;
13:
Resort 2020 da OFF-White;

TYE DYED: an explosion of color for summer!

Você é das mais clássicas tem como usar o tie dye sem parecer a louca-que-não-sabe-o-que-tá-fazendo? Não precisa ter medo! Ele fica lindo e super fácil se você escolher uma t-shirt com a técnica + um jeans bruto (ou vice-versa) + um sneaker clean pro dia ou um salto power, tipo um scarpin bafo para noite = SO COOL & SEXY, BABY! Que tal?

 

Você precisa ter ao menos, uma tee em tie dye, OK? – lembra da foto da nossa campanha, no início do post? As meninas estão usando uma camiseta super cool com o tingimento.

 

Se você é das mais ousadas, o legal é misturar padronagens e volumes: vale tudo, misturar outras estampas e texturas com o tie dye: uma dica para não errar é se segurar no mesmo tom do tie dye para os outros prints & texturas. Vale se divertir com proporções e volumes como por exemplo, um vestido fluido tie dye + blazer sequinho = WOW!

 

Engana-se quem tem medo de sair de casa usando o tie dye como look total! Os macacões em jeans que recebem o tingimento e o duo jaqueta + calça jeans são a prova de que é SUPER-FÁCIL-VAI-LÁ-E-ARRASA-AMOR a tendência sem parecer uma palhaça e espantar o boy!

 

Se até a diva Beyoncé e a sábia Anna Wintour se jogaram na trend, você vai ficar de fora?

 

 

FOTO/ legenda:
1: Beyoncé usando um vestido tie dye da marca italiana MSGM.
2: Anna Wintour – editora chefe da Vogue América – em plena semana de moda usando um vestido que mistura duas padronagens: xadrez & tie dye

SHOP THE TREND NOW:

Na coleção #SMRTBAGsummer20 criamos bolsas de couro em tie dye que são incríveis: existem diversos shapes, desenhos e cores para agradar!

 

Tudo exclusivo com as cores do nosso verão pra você arrasar por onde passar:

Apaixone-se com a gente e confira todas as bags com a técnica exclusiva & handmade do print tie dye da coleção #SMRTBAGsummer20 AQUI!

Veja também

BASQUIAT e PIERRE VERGER: duas exposições imperdíveis que você tem que ver!

Leia mais

TREND ALERT: maximalismo X minimalismo

Leia mais
Voltar ao topo